HTML

Breaking News
recent

Entrevista exclusiva com Secretário de Transporte e Prefeito de São José dos Campos

O Site Referência Bus ( http://www.referenciabus.com.br) durante o POP(Planejamento Orçamentário Participativo) do dia 26/07/2013 realizado na Escola Yoshiya Takaoka - Vila Paiva, realizou uma entrevista com o Prefeito Carlinhos de Almeida e o Secretário de Transportes Wagner Baliero, entrevista essa que acompanhamos e nos foi permitida a reprodução em nosso site, espero que gostem.


Acessem : www.referenciabus.com.br e saiba tudo sobre transportes!

Homenagem ao aniversário da cidade. Foto: Geraldo Magea
Em comemoração ao aniversário de 246 anos de São José dos Campos reservamos uma entrevista exclusiva com o prefeito Carlinhos Almeida e o secretário de transportes Wagner Baliero. Falamos sobre as novidades reservadas para o aniversário da cidade e também sobre mudanças futuras.
Homenagem ao aniversário da cidade. Foto: Geraldo Magea
Homenagem ao aniversário da cidade. Foto: Geraldo Magela
Para comemorarmos o aniversário de 246 anos de São José dos Campos realizamos uma entrevista exclusiva com o prefeito e o secretário da cidade. Falamos sobre os presentes que a cidade está recebendo hoje, como os articulados, bilhete único e corredores exclusivos para ônibus, sobre a polêmica da validade do vale transporte por apenas 90 dias, sobre a ECO (Estação de Conexão) e seu futuro, sobre mudanças nas linhas e sobre a chegada de mais articulados e muito mais. Percebemos algumas contradições entre a fala de um e de outro. Leia a entrevista na íntegra .
Foto: Site Expresso Maringá do Vale

Foto: Site
Expresso Maringá do Vale
Referencia Bus: De acordo com as novidades previstas para o aniversário da cidade, o que o Senhor qualifica como pontual e  e mais importante para esse momento na cidade?
Prefeito: Olha sem sombra de dúvida a maior transformação é a criação do corredor exclusivo do transporte coletivo. Porque ele já está diminuindo bastante o tempo de viagem. Nós já temos viagens mais rápidas. Na medida que todo mundo costume usar e que venha a fiscalização isso vai melhorar ainda mais para quem anda de ônibus. E isso é só o primeiro passo, corredor na área central, depois nós vamos levar o corredor para as outras regiões. O ônibus articulado também é uma coisa importante e o bilhete único, que vai permitir que a pessoa pegue até quatro ônibus em qualquer sentido durante o período de duas horas pagando uma única tarifa. Por exemplo, a pessoa vai poder sair lá de São Francisco Xavier, vem até o roncador e pega um outro ônibus e paga uma única tarifa.
Referencia Bus: Sobre os articulados, está saindo um boato de que em 90 dias chegará mais outro nove, essa informação procede?
Prefeito: Não! O que existe comprometido por parte  das empresas são esses nove ônibus. Aí evidentemente nós vamos avaliar a operação dos ônibus. O ônibus articulado, sanfonado, é muito bom, mas ele tem que rodar em corredores. Então não é um ônibus que você possa colocar por exemplo dentro de bairros que você tenha ruas estreitas, muitas curvas, muitas entradas, ele é específico para áreas de grande número de passageiros e corredores.
Referencia Bus: O projeto ECO’s (Estação de Conexão) embora tenha sido muito criticada na região do Campos de São José, e conhecendo o sistema de transporte de outras cidades como Jundiaí, Joinville, Florianópolis acredito que ele ainda seja uma ideia que atinja as necessidades de regiões distantes, pois aí nós temos corredores e depois as linhas que alimentam esses corredores. Existe algum projeto voltado para esse tipo de atividade?
Foto: Joseense News
Foto: Joseense News
Prefeito: A Estação de Conexão, conhecida pela sigla ECO, foi implantada no Campos de São José, gerou muita polêmica principalmente porque não havia uma fiscalização rigorosa em questão de horários, e tudo isso. Nós passamos a fazer uma fiscalização maior e fizemos uma pesquisa, e percebemos que os moradores estão divididos. Uma parte aprova a manutenção do sistema, outra parte quer a mudança. Então nós decidimos fazer um plebiscito, uma votação onde os moradores, usuários do transporte é que vão decidir. Se mantêm o atual sistema ou volta ao anterior.Se for mantido o atual sistema, nós vamos melhorar aquele terminal com banheiro e mais estrutura dando conforto maior para as pessoas.
Referencia Bus: Exatamente sobre isso que gostaria de falar. A realidade que vimos em outras cidades é que ao invés de Estação de Conexão são Terminais com estrutura, banheiros e área coberta para todos os passageiros, o que não acontece ali. Essa não seria uma versão mais viável para essas conexões? A implantação de Terminais ligando os corredores às linhas alimentadoras?
Prefeito: O que acontece é que as vezes a pessoas chega e ela acaba aguardando um tempo muto grande até vir um ônibus para levá-la do terminal de integração, da Estação de Conexão até o bairro onde ela mora. Etão isso é uma coisa que gera resistência. Então nós explicamos bem para a população e se houver a decisão de manutenção do sistema nós vamos fazer o investimento ali. Também não faria sentido nós fazermos o investimento se depois a população decide voltar ao sistema antigo, ficaria uma investimento perdido.
Referencia Bus: Ainda tocando no assunto de corredores, nós temos muitas linhas que são ociosas em questão de demanda e nós vimos que algumas até deixaram de operar. Ainda existe algumas linhas nesta lista para serem encurtadas em função da integração 100%, ou até extintas do sistema?
Prefeito: O Wagner Baliero está estudando todo o sistema porque as vezes tem linhas que são criadas e com o tempo elas perdem aquela finalidade que elas tinham no início. Outras linhas foram criadas sem estudos técnicos, então são linhas que andam muito e levam poucos passageiros. O grande problema de linhas assim é que elas encarecem o sistema. Então tudo isso está sendo estudado e e toda reorganização que se fizer vai buscar mais eficiência no sistema sem prejudicar o usuário.
Referencia Bus: Então nós podemos ver novidades para os próximos meses?
Prefeito: Pode! A gente tanto pode criar novas linhas, novos horários, quanto reduzir quando isso for necessário tecnicamente.
Em seguida tivemos a oportunidade de entrevistar o secretário de transportes Wagner Baliero, segue trechos da entrevista:
Foto: G1
Foto: G1
Referência Bus: Vamos falar sobre algumas mudanças que estão previstas para amanhã. Gostaria de ouvir a palavra do secretário sobre todas essas mudanças previstas. Falamos com o prefeito e ele nos informou sobre um estudo que está sendo realizado para encurtamento de algumas linhas com o objetivo de otimizar o sistema, como está este estudo?
Secretário Wagner Baliero: Na verdade amanhã você tem três grandes notícias para nossa cidade na área de transporte. Primeira é o corredor exclusivo de transporte. Os corredores de transporte é que fazem aumentar a velocidade do ônibus e diminuir o tempo de viagem. Isso está sendo feito primeiramente na região central e depois de um longo estudo que foi realizado pela equipe técnica da secretaria de transporte, já está dando resultado, mas amanhã ele entra em operação oficialmente. Depois da região central a gente vai fazer análise por região para ver se há possibilidade de implantar nas outras regiões da cidade. Paralelo a isso nós temos a implantação do bilhete único. Que é a verdadeira integração, diferente do que tem hoje. O bilhete único vai possibilitar a ida e a volta pagando uma única tarifa durante duas horas pegando até quatro ônibus. Ou seja, você vai poder pegar até quatro ônibus pagando apenas uma tarifa em qualquer sentido em qualquer linha, e essa é a vantagem do bilhete único. E o início da operação dos articulados que é uma antiga reivindicação da população. São ônibus de grande capacidade para as maiores linhas. Linhas de grande demanda que vão receber esses ônibus. É uma primeira leva de 9 ônibus e a partir daí toda vez que a gente for ter substituição de ônibus a gente vai estar sempre trabalhando para voltar com esse tipo de veículo que já teve em São José e está voltando agora a atuar em nossa cidade nas principais linhas e de maior demanda.
corredor sjc
Referencia Bus: Hoje saiu uma matéria no O Vale informando o limite de 90 dias para duração do vale transporte no cartão do usuário. Essa decisão foi muito criticada pelos leitores. O o Senhor tem para falar a respeito?
Secretário Wagner Baliero: Na verdade não é bem isso que fala. O que a secretaria fez é que depois de 90 dias vai ser cobrado no cartão o valor da tarifa vigente. O crédito, se a pessoa tiver R$50, R$100 lá, esse dinheiro vai valer sempre, não tem prazo de validade. O que muda é que vai cobrar o valor da tarifa que estiver acontecendo no momento. Ele não vai cobrar uma tarifa de dois, três anos atrás. A partir de agora, atendendo uma legislação federal, uma legislação estadual e até uma regra do município, depois de um certo período você vai cobrar o valor da tarifa vigente. Mas a validade dos créditos lá é permanente, você não perde.
Referencia Bus: Já perguntei ao prefeito sobre a ECO (Estação de Conexão) e sobre a possibilidade de distribuí-las em outras regiões, ele falou sobre estudos sendo realizados ela secretária para a viabilidade disso.
Secretário Wagner Baliero: Nós estamos trabalhando com a contratação de uma empresa para a estruturação do transporte. Vai verificar as linhas de maior demanda, como que a gente vai poder trabalhar para otimizá-las, pra melhorar o atendimento da população aonde nós podemos criar corredores nas regiões de maneira a atender o maior número de pessoas, como trabalhar a questão do alternativo, a reestruturação é uma série de coisas e estuda essa questão da ECO, mas não tem diferente do que foi colocado pelo governo passado,que colocou uma série de proposta de ECO. Nenhuma ECO será implantada sem consultar a população e muito menos sem primeiro se fazer um estudo para saber se ela realmente vai trazer ganho para a população.
Referencia Bus: Alguma cidade é usada como referência para o sistema de transporte de São José dos Campos?
Secretário Wagner Baliero: Muitas cidades utilizam São José como exemplo e a gente também utiliza outras cidades como exemplo e fazemos sempre troca de experiência.Nós temos sempre os fóruns de secretários onde a gente reuni e troca experiências de uma cidade com outra. É muito comum isso e isso sempre acontece e São José dos Campos, principalmente agora, no mandato Carlinhos, participa com grande intensidade disso.
<--- David Sá

<--- David Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16:31)     . Tecnologia do Blogger.